Group 1

Group members: Juliana Salvadorinho, Ana Rosete, Bárbara Soares, Ana Silva e Yúmina Zêdo

Paper: Graphene-based materials and structures for energy harvesting with fluids – A review

Paper DOI: https://doi.org/10.1016/j.mattod.2018.06.004

Paper Autor Contact: Marco Santos https://www.ua.pt/dem/person/80381944

M1| Paper Technology- 1ª tentativa

O Grafeno- Uma explicação que mais simples é impossível

Todo o trabalho desenvolvido assenta no produto mais apelativo do momento, o Sr. Grafeno. Sendo assim é essencial desde logo percebermos que produto é este, que propriedades detém e ainda quais os mais recentes desenvolvimentos da ciência quanto a este tão famoso material. Assim deixamo-vos uma explicação sucinta da sua estrutura e de fácil compreensão, que mais simples é IMPOSSÍVEL!

A equipa HTSE (High-Tech Sustainable Energy)

M1| Paper Technology- 2ª tentativa

Pelo artigo que escolhemos, facilmente entendemos que o grafeno além das propriedades excelentes que possui é também capaz de produzir energia. Energia essa que é criada através de mecanismos já há muito conhecidos pela ciência. Neste vídeo tentamos explicar-vos que mecanismos são estes e qual a sua base teórica. Esperemos que gostem!

Mais uma vez a equipa HTSE

1ª Curiosidade: O efeito hidrovoltaico baseado na evaporação natural da água, converte diretamente energia térmica em energia elétrica. O uso de materiais de carbono pode ajudar a maximizar a área de interação carbono-vapor (convém que estes sejam porosos, e o grafeno é considerado um potencial candidato, apesar de se ter de criar a porosidade). Basicamente, através dos nanocanais, a água consegue ser elevada devido à pressão capilar, o que cria um gradiente de potencial ao longo da direção do fluxo, produzindo uma tensão elétrica. Outros materiais com elevado grau de potencial serão as carbon black sheets. Atenção, que o mecanismo exato necessita de estudos mais aprofundados!!!

Fatores que melhoram a taxa de evaporação: Vento, aumento da temperatura e redução da humidade relativa.

2ª Curiosidade: A evaporação da água origina a variação da humidade que pode ser controlada, surgindo desta maneira outro meio de geração de energia. A eletricidade induzida pela humidade aparece devido à difusão química de protões dissociados da água ou de iões que interagem unidirecionalmente com espécies carregadas nos materiais (caso do grafeno-como se percebeu pelo vídeo de explicação deste material) sob variação da humidade.

M2- Tecnologia: Uma Solução Inovadora

Após exposição de todo o esplendor estrutural do Sr. Grafeno resta-nos mostrar-vos o produto do momento. Esta não é apenas uma solução inovadora, é sim uma Solução de Mobilidade Energética!

A equipa HTSE no seu melhor

Este é nosso poster! Aqui demonstramos de modo muito sucinto o que fizemos ao longo do semestre e, além disso, como pretendemos colocar o nosso tão adorado produto no mercado. Esperemos que gostem!

A equipa HTSE em poster

Algumas notas importantes sobre as nossas escolhas

Grafeno Puro VS. Derivados- A escolha

Método de Redução do Óxido de Grafeno- A Escolha

Relatório Final- O Produto

Este é o nosso resultado final! Um relatório que esmiuça o produto proposto ao mais ínfimo pormenor. Um esmiuçadela conjuntamente com um modelo de negócio promissor. Terminamos desta forma o nosso semestre na disciplina de TAP. A equipa HTSE está de Parabéns tal como os seus colegas de curso! Depois de uma esfrega destas não seremos nunca mais os mesmos!!!

A equipa HTSE dá por concluída a missão!

8 thoughts on “Group 1

  1. O Rodrigo está com uma voz estranha, aliás há demasiadas vozes estranhas neste vídeo… 🙂
    As minhas partes preferidas são entre o minuto 0:46 e o 1:20 e entre o 2:37 e o 2:57. É nesses espaços que está o sumo do vosso trabalho.

    Like

  2. Boa!
    Gostei da vossa originalidade. Conseguiram fazer um video que foi de encontro com o que se pretende. O mais importante – conseguiram identificar e limitar a aplicabilidade da vossa tecnologia a aplicações relevantes – conforme referido anteriormente no comentário do Prof. Victor.

    Força nisso! Continuação de um bom trabalho.

    Like

    1. Também gosto da explicação que fazem no video “O Grafeno- Uma explicação que mais simples é impossível”. Era mais ou menos isto que vos pedia quando vos pedia para explicar o fenómeno de geração de energia elétrica. Muito bem.

      Like

  3. Boa apresentação. A produção energética é o factor que deve ser salientado, é a partir disso que o investdor quererá investir em vós. Pensem também no final de vida.

    Like

  4. Objetivos completamente atingidos, apresentações e entregáveis bons ainda que com erros de pouca importância. Foram sempre capazes de dar resposta aos crescentes desafios que lhe foram colocados. Muito boa revisão da literatura. O relatório pode ser facilmente convertido em artigos científicos. A inovação proposta é numa área pertinente.

    Classificação final do trabalho: 19,72

    Like

Leave a comment